rmixme

quarta-feira, abril 19, 2006

A Personalidade Que Há Em Ti...

Por vezes, precisamos que alguém de quem gostamos comece a ter atitudes que nós gostemos menos para que nós possamos acordar para a vida.
Que passemos a ser iguais para todos e desculpar as mesmas coisas a todos.
Isso faz com que nos deixemos de preocupar com as pessoas que apenas se precocupam quando é estritamente necessário. Até porque é assim que deve ser. Primeiro nós, depois os outros.

Mas há alturas que passamos por um "espaço com pessoas" a que somos obrigados a estar e conviver por circunstâncias da vida, em que não nos sentimos bem. Talvez porque temos a esperança que não irá durar muito tempo também não nos damos a conhecer a essas pessoas. Preferimos ser ignorados. Preferimos passar uma ideia errada de nós próprios. Pois se nada nos agrada, para que fazer um esforço?

Mas aqui entramos numa outra dimensão. Afinal, estamos a deixar de nós próprios. Será isso o certo? Mas quem somos nós? Há pessoas que têm uma personalidade forte que em quase nada é alterada com a passagem de uma pessoa intima, de uma mudança profissional ou de uma mudança de cidade ou país. Outras há que mudam da água para o vinho consoante uma destas situações. E outras há que mudam sempre da mesma maneira e voltam sempre a ser como dantes quando tudo fica estabilizado ou volta ao início.

Em determinadas fases da nossa vida queremos mudar em nós aquilo que achamos que está mal. Queremos deixar o nosso marco mesmo nas mais pequeninas coisas. Mas como é sabido, aquele que é sempre autêntico para consigo próprio e para com os outros começa a ganhar inimigos. E será que estamos preparados para isso quando antes não os tinhamos? Eis uma luta interior em que só é possível ganhar quando existe uma "condição" favorável em todos os aspectos.
Esta é uma "guerra" por que todos devem lutar de forma a serem sempre entendidos, competitivos, saudáveis e de estarem de bem com a vida.