rmixme

sexta-feira, abril 07, 2006

A Banda Sonora

Esta semana consegui convencer alguns amigos meus a ir ver e ouvir o concerto de Bernado Sasseti no renovado Teatro Maria de Matos, em Lisboa.

Ouvir a banda sonora do filme Alice ao vivo é qualquer coisa que nos transcende a alma e nos faz "viajar" pelo que foi a nossa vida.

Ao vivo, esta banda sonora passa a ser a da nossa vida.
E que bom que é lembrar os meus 19 anos em que andava pela noite sempre em busca de mais. Fazia tudo sozinho mas conseguia tudo aquilo que queria. Poderia esperar horas pelos transportes mas conseguia ir até onde queria sem medos. Recordar estes tempos solitários mas nem por isso menos bons foi um balsamo.
Os meus 19 e 24 anos foram os grandes anos da minha vida. E, algo me diz, que os meus 26 tambem farão parte desse leque.

Voltando à Terra... Quando vamos a concertos que não são somente instrumentais, acabamos por dar quase toda a atenção ao vocalista. Afinal, é este que canta, dança e puxa pelo seu público. Não damos a atenção devida aos músicos que estão por detrás de quem dá tudo pela sua voz.
O que é certo é que estes estudam anos para conseguir tocar determinados instrumentos. E há quem tenha a sorte de não ter a necessidade de fazer quase nada para cantar. Há quem goze daquela estrelinha do céu que lhe deu uma voz bonita de ser ouvida. Claro está que há quem faça tudo para aperfeiçoar a voz mas esta tem-se naturalmente.

Num concerto em que os músicos são as estrelas de um espectáculo podemos ver e ouvir o quanto é dificil e perfeito o toque e sons saídos dos instrumentos musicais.

A magnificiência do espectáculo ouvido ontem provocou aquilo que os concertos devem fazer sentir: prazer, pensamentos e "diversão". Este, por sua vez, provocou em mim uma calma relaxante exacerbada de um prazer infinito.