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segunda-feira, abril 03, 2006

Marketing Cultural

Será que existe alguma diferença do marketing tradicional para o marketing cultural?

Segundo François Colbert, professor de marketing em França, existe.

Lida a entrevista dada à revista Marketeer de Março de 2006, percebe-se o porque.

De facto é uma área crescente e bastante motivante devido à sua complexidade. Pois se já é dificil determinar um produto com vista a um determinado target tradicional, mais dificil será atingir um público bem informado e culto.

Contudo a principal diferença reside no facto de o marketing cultural iniciar o seu estudo no produto, ao contrário do mercado tradicional que incide no mercado, numa primeira fase.
Tudo advém portanto do artista ou do património, visto não se poder pedir ao artista para mudar. Assim, temos de fazer chegar o produto ao target, através de campanhas inovadoras e inteligentes tal como o seu público.

Acho uma área muito mais interessante para qualquer marketeer visto ter de trabalhar para um publico inteligente. Não havendo a necessidade, de, por exemplo, fazer campanhas para clientes que consumam detergentes para a louça. Onde estas são obrigados a serem o mais simples e directas possíveis.

Não havendo muita margem para atingir o público alvo, à excepção das próprias campanhas, o Estado e as empresas assumem aqui um papel crucial, na maior parte das vezes. Visto os patrocinios destas entidades poderem credibilizar o produto e o próprio Estado e as empresas.
Digamos que junta-se o últil ao agradável para ambas as partes no chamado marketing cultural.