rmixme

sábado, março 18, 2006

Mentes Fechadas

Farto de mentalidades fechadas decidi escrever sobre este tema.

Não se pense que mentes fechadas têm apenas as pessoas que são mais tradicionais e conservadores. Os "liberais" ou alternativos, como lhe queiram chamar, também as têm.

Todas as pessoas gostam de viver no seu mundo, algumas até gostam de conhecer outros mundos mas acabam sempre por critica-los negativamente. Conheço muita gente assim.

Há que aceitar a diferença. Há que aceitar gostos, hábitos e culturas diferentes. Talvez se possa abrir a excepção a tudo o que seja fanatismo.

Quem se considera uma pessoa alternativa acha sempre que está mais à frente do que a maioria das pessoas. Que é mais moderno e não aceitam alguém que tenha um gosto mais fútil (todos temos).

As pessoas mais tradicionais gostam de fazer tudo certinho e seguir sempre a linha recta. Se aparece alguém diferente, este é criticado de cima abaixo.

Depois há as pessoas que estão no meio e que se consideram diferentes. Lamento informar mas não são. Só porque têm a sorte de trabalhar num sitio in, de ganharem bem e de terem bom gosto (que é relativo) isso não as faz diferentes. Ou mesmo não tendo nada disto, aparentam ter uma mente aberta mas acabam por revelar-se nos comentários.

Até hoje só conheço uma pessoa que mesmo não se identificando com determinado gosto ou hábito o tolera e aceita. Pena é que essa pessoa nem seja portuguesa mas sim de nacionalidade francesa.

Quem me conhece sabe que não sou convencido e que odeio pessoas que o sejam mas sei que posso dizer que aceito tudo o que seja diferente de mim. E gostava de encontrar pessoas assim. Que não tivessem receio de ir a determinados sitios. Que não critiquem quem se veste de forma arrojada. Que deixassem de rotular as pessoas só porque isto e aquilo.

Claro que todos nós comentamos e critcamos mas há formas e formas de o fazer.

Cresçam e aceitem-se todos de igual forma, afinal não somos todos diferentes até mesmo no seio da nossa familia ou grupo de amigos?

P.S. - Ao ler este post não o entendam como uma indirecta. As pessoas que considero terem sido descritas acima sabem-no por mim, ainda que subtilmente. Trata-se mais de um desabafo da mentalidade portuguesa que vai muito mais além das pessoas que lêem o meu blog.