rmixme

quarta-feira, março 22, 2006

Ruptura vs Continuidade

No meu 8º ano no secundário numa aula de História, eu deixei de ser aquele menino timido e pouco participativo.
Não me lembro agora do tema mas a pergunta era se teria havido ruptura ou apenas continuidade de uma ideologia.
Para um colega meu era continuidade, para mim ruptura. Nessa aula, uma simples pergunta ocupou 1 hora de debate apenas entre mim e ele. Visto todos estarem empolgados por verem um Ricardo tão participativo e que ninguem o conseguia calar, a professora deixou que a pergunta ocupasse a aula toda.
Esta foi uma "discussão" que me marcou até hoje e em que diversas vezes me pergunto sobre determinado assunto se houve ruptura ou continuidade. Afinal, são determinadas coisas que levam a uma ruptura. Mas se existem coisas que levam a algo é porque não deixa de haver uma certa continuidade.
São poucos os assuntos que os considero tabu para mim. A morte é um deles. Ninguém gosta deste tema porque nunca deixa de ser mórbido e arrepiante. Mas será esta a ruptura da vida ou uma continuidade?
Poderemos nós empregar o termo morte somente ao fim de uma vida? Não poderá a morte ser uma ruptura? Não é a perda a morte de algo? Não é a transformação morte/ruptura de algo?
Afinal, qual é a diferença entre morte, ruptura, perda, continuidade e transformação?
Utilizamos estas palavras em situações diferentes mas não serão todas elas sinónimos?
Para mim são. Para o bem e para o mal.

2 Comments:

  • Hello, my friend!

    Tenho pena que neste texto tão bem escrito tenhas dado um desfecho, tão pouco desejado como o da Morte.
    Por momentos, talvez por puro egocentrismo, pensei que falasses de ruptura de relações que poderão ter uma continuidade...

    Isso faria-me muito feliz...

    Bjs
    Como dizia um amigo meu " Não de sempre mas para sempre" o teu, Peter Pan

    By Anonymous Anónimo, at 23 março, 2006 10:50  

  • Claro que também falo de ruptura de relações. Como quis dizer, a ruptura e continuidade fazem parte de toda uma vida.
    O desfecho da morte tão pouco desejado como tu dizes é para mim a ruptura de algo ou continuidade, pois para mim são sinónimos.

    Como sabes no espaço de um ano tive três rupturas de relações.
    Apesar de diferentes, ambas importantes para mim. Mas há uma mais dificil de viver com a continuidade/ruptura/morte/transformação dela.

    Mas visto não as considerares sinónimos quero dizer que acredito que a ruptura de relações podem ter continuidade.

    P.S. - Obrigado pelo elogio da escrita. É sempre bom ouvir elogios.

    By Blogger rmixme, at 23 março, 2006 12:30  

Enviar um comentário

<< Home