rmixme

quarta-feira, março 01, 2006

Porto Seguro?

Sempre ouvi dizer que a família é o nosso porto seguro. Contudo, acho que, por vezes, pode ser também o nosso porto de insegurança. Isto porque a nossa personalidade é formada (todos os dias) com base na educação que nos é dada.

Onde é suposto haver harmonia, por vezes, não há, muito pelo contrário. E só há uma solução de duas opções: ou se enfrenta o problema e passamos a ter um problema para o resto da nossa vida ou ignoramos e vamos vivendo. Nestes casos, eu prefiro optar pela segunda opção, salvo raras excepções.

Se temos de enfrentar conflitos que não nos dizem respeito directamente como conseguimos ter força para enfrentar os nossos problemas? Há que saber ignorar dando a entender que estamos conscientes das questões que se colocam. Há que saber dar a nossa opinião quando é estritamente necessária.

Há que saber conviver com toda esta situação pois a relação familiar não é idêntica à relação amorosa. Esta última é sempre descartável quando as coisas se complicam. Já a familiar não tem substituição.

Mas é bastante complicado quando só vemos injustiças dentro da nossa própria familia. Se já é assim no meio mais íntimo que nos rodeia, como havemos de querer que o mundo esteja em paz? É de facto uma utopia.