rmixme

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

E a Arte Aqui Tão Perto...

Hoje comecei o meu dia a fazer algo que há muito queria fazer. Andar por Lisboa a ver exposições e museus. Um pouco sem destino mas com algumas ideias aonde pretendia ir. Contudo, o tempo escasseia quando andamos de um lado para o outro em boa companhia, como foi o caso.

Eu e o meu amigo fomos até ao Museu do Chiado ver a exposição O Olhar Fauve.
Nessa exposição vi quadros de Matisse, Renoir e até um quadro (de um pintor com nome português, do qual não me lembro) que foi oferecido à minha mãe esta semana.
Confesso que não conhecia a existência deste museu, assim como sei que desconheço de muitos outros na bela cidade de Lisboa.

Infelizmente já só tive tempo de ir ver a exposição do BES Photo no Centro Cultural de Belém.

Gostei de ir ver a exposição d' O Olhar Fauve embora estivesse à espera de mais. Talvez porque a ultima exposição de pintura que fui ver tenha sido em Barcelona. Mais não será necessário dizer.

Relativemente ao BES Photo, deixou muito a desejar quando comparado com o do ano anterior. Achei as fotos muito amadoras e sem interesse para uma exposição, com uma ou outra excepção. Embora tenha achado as do ano passado mais alternativas e com um maior interesse por isso mesmo. Claro está que esta é a opinião de alguém também muito amador na apreciação de fotografias.

Apesar de ambas as exposições não serem comparaveis existe uma coisa que não posso deixar de comparar. Tal como no ano passado, as pessoas que estavam à entrada da exposição e das salas do BES Photo eram de uma simpatia extrema. Propondo-nos uma explicação de qualquer dúvida que nos surgisse e querendo saber a nossa opinião sobre a exposição. Assim, tudo o que disse acima expliquei a ambas as pessoas que me disseram que não tiveram oportunidade de ver a exposição anterior.
Mas relativamente à exposição do Museu do Chiado, as pessoas eram de uma antipatia extrema. O simples acto de eu e o meu amigo pisarmos uma linha no chão que não vimos foi motivo para um aviso seco e sem educação de que não podiamos ultrapassar essa linha. As pessoas presentes em cada sala por onde passamos nem a um bom dia respondiam.
Será por serem funcionário públicos? Mas por que será que a grande parte dos funcionários públicos são assim? As pessoas que trabalham nos museus dão a nossa cara aos turistas. É a imagem de Portugal que está em jogo. Infelizmente, ninguém vê isso.
Apesar de não simpatizar com o Banco Espirito Santo não posso deixar de valorizar a preocupação que tiveram em contratar pessoas simpáticas e atenciosas para com os visitantes. Até porque seria assim que devia ser para todos poderem melhorar.

3 Comments:

  • Mais uma vez fizeste-me lembrar que sou preguiçoso para procurar espaços culturais, e que há muito tempo não visito uma exposição.

    No sentido de contrariar esta tendência tão negativa, prometo desde já esforçar-me por isso em vez de ficar a ver televisão ou a ler blogs no computador! :)

    By Blogger Micronauta, at 12 fevereiro, 2006 15:10  

  • Para a próxima vez que tenha folga no fds chateio-te para irmos visitar um ou outro espaço cultural.

    Fica prometido!

    By Blogger rmixme, at 12 fevereiro, 2006 17:21  

  • Hummmmmmmm temos intelectual!!!
    Mais coisas muito interesantes para veres em http://enxoval.weblog.com.pt/
    aproveita!!!... e depois conta-me!

    By Anonymous Anónimo, at 12 fevereiro, 2006 20:34  

Enviar um comentário

<< Home