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quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Neuromarketing

Muitos são os produtos que são lançados no mercado mas inexplicavelmente sem sucesso. Isto após estudos exaustivos de mercado. Assim, porque será que isto acontece?

Hoje li um artigo interessante na revista Marketeer de Janeiro de 2006 que falava sobre isso mesmo. Segundo Anette Asp, uma coordenadora de investigação, não se deverá colocar em causa os gestores de produto que tiram conclusões do mercado, nem mesmo os profissionais de marketing que concluem a informação que é recolhida. Isto porque a causa advém dos próprios consumidores.

Consciente ou inconscientemente são os consumidores que dão as respostas aos questionários efectuados. Quantas vezes não escondemos nós um gosto pessoal porque sabemos que não é bem aceite socialmente? Ou até mesmo no nosso grupo de amigos? Isto faz com que as respostas dos consumidores sejam muitas vezes contrárias ao que eles pensam sobre determinado assunto ou produto.

O chamado neuromarketing incide sobre o inconsciente dos consumidores através da imagiologia da ressonância magnética para digitalizar as reacções do cérebro perante a apresentação de produtos e mensagens publicitárias. Não incidindo por isso em questionários.

Assim, será visivel se existe uma reflexão própria ao visionar um produto ou se este não produz qualquer efeito no consumidor.

Desta forma, poderá concluir-se que o insucesso de um produto poderá começar quando este ainda nem sequer foi elaborado para ser apresentado ao mercado. Salvo, se tiver sido utilizado o neuromarketing.