rmixme

terça-feira, fevereiro 07, 2006

SIC

Após a saída de Manuel Fonseca do cargo de director de programas, a Sociedade Independente de Comunicação conheceu um novo fôlego.
Trazido por Franscisco Penim, este novo fôlego depressa esmoreceu.
De facto, sempre pensei ter sido uma escolha acertada do Dr Francisco Pinto Balsemão a contratação do até então director da SIC Radical. Mas o que é certo é que a SIC mantém-se inalterada. É certo que foram colocados novos programas e retirados outros do ar mas a essência mantém-se.

Uma casa não se arruma de um momento para o outro mas as escolhas de Franscisco Penim não parecem de todo escolhas inteligentes. Senão veja-se o recente programa das tardes da SIC, Contacto. Desde quando os The Gift, Rui Veloso, Toranja e, por aí fora fazem as delicias das reformadas, que são a maior parte da população que está em casa a essa hora? Claro está que o programa é o mais cuidado quando comparado aos seus congéneres concorrentes. Mas não foi concebido para o público alvo.

Franscisco Penim disse que queria mudar as auto-promoções da SIC. Viram alguma mudança significativa? Sobretudo aquando da estreia da novela Belissima?

Não posso deixar de lembrar a altura em que estreava uma novela na SIC quando esta era dirigida por Emidio Rangel. A promoção das novelas, fosse para que horário que fosse, cansava o telespectador até à exaustão. Contudo, as audiências comprovavam o seu sucesso. Acredito pois, que seria necessário uma auto-promoção muito mais insistente, criativa e variada de todos os novos programas, bem como dos existentes.

Hoje foi publicada a notícia que o Malato e a Merche tinham sido sondados pela SIC para irem fazer as manhãs, passando a Fátima Lopes para as tardes da SIC. Aguardam-se desenvolvimentos.

O que é certo é que Franscisco Penim parece também não acertar nas caras da SIC. Senão, como é possível deixar sair a cara mais marcante da estação ate aquele momento? Assim, Silvia Alberto foi ter com a Catarina Furtado para a RTP.
E desde quando o Nuno Graciano tem carisma para apresentar seja o que for? Ou a insistência em manter todos os dias úteis, à excepção do mês de Agosto, o jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho na apresentação do Jornal da Noite? Por mais que possa ser um bom jornalista, o Rodrigo tem um ar muito pesado e sisudo para a apresentação de um jornal. E só de pensar que a SIC tem a dupla maravilha da SIC Noticias - João Adelino Faria e Ana Lourenço... Há coisas que não dá mesmo para perceber.

Espera-se agora a novela Flor cuja principal protagonista é a "borboleta" do Idolos. Concorrer directamente com Os Morangos com Açucar não é tarefa fácil. Talvez não fosse má ideia pensar já numa segunda novela portuguesa mas para o horário nobre da estação. Pois, actualmente, só com novelas ou futebol se consegue roubar audiências à TVI.

Falando em futebol...essa terá sido a única aposta já ganha de Franscico Penim ao conseguir o exclusivo do Mundial de Futebol.

Espera-se pois, que Penim marque um golo e compreenda melhor as pessoas que tem sob sua alçada e as faça brilhar seja em que formato televisivo for.

Sabendo toda a gente do carinho que tenho pela SIC desde 1992, espero sinceramente que esta volte a ser a estação lider em Portugal.