rmixme

domingo, outubro 08, 2006

World Press Photo

Recentemente tive a oportunidade de visitar a exposição do World Press Photo deste ano no Centro Cultural de Belém. A meu ver, a mais fraca quando comparada com a dos últimos dois anos.

Ao ver e exposição apercebi-me que a maior parte das fotos eram imagens de choque. Fotografias bem tiradas na hora certa. Fotografias essas que, possivelmente, poderiam passar por sensacionalistas. E é aqui que entra o limiar do que é ou não sensacionalista.

Há uns anos na Universidade, tive de consultar todas as primeiras páginas dos jornais portugueses e franceses do dia 12 de Setembro de 2001. O objectivo foi ver quais as capas que eram sensacionalistas. Posso garantir-vos que foi um trabalho dificil, pois em momentos de choque e de horror é dificil ver o que é a verdade dos factos nua e crua e onde há o exagero da notícia.

Para mim, há fotografias presentes na exposição do World Press Photo que são sensacionalistas e outras há que estão no limiar. Mas é como digo, é dificil encontrar esse limiar. Por isso, o que para mim pode ser sensacionalista, para vocês não e vice-versa. Contudo, nesta exposição conceituada, o que interessa é ter boas fotografias e na sua grande maioria foi conseguido.