rmixme

segunda-feira, setembro 18, 2006

O Preconceito Gay

A maioria dos gays tem por hábito chamar galinhas às mulheres. Confesso que não gosto. Mas percebo quando é dito em determinadas situações. Nós, gays, somos também muito preconceituosos. Eu próprio quando digo que não gosto de "bichas", estou a sê-lo. E entendo quando chamam galinhas às chamadas "camionistas". Não compreendo é quando se referem a uma mulher perfeitamente banal. Mas também aqui entra o preconceito pois, afinal, o que é banal? Para além disso tenho dois amigos que considero "bichas", em determinadas situações, e mesmo acima referi que não gosto de pessoas efeminadas. Não será por isso o mundo gay um grande contracenso a nível de preconceitos(e não só)? Não será o medo da sociedade um dos motivos do preconceito contra as "bichas" e "camionistas", visto estas serem mais identificáveis aos olhos dos heterossexuais? Claro que sim.

Quando tanto se fala da homofobia, tema central do 10º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, não se deveria olhar também para nós e centrarmo-nos no preconceito existente no nosso meio? Sim, porque debater homofobia numa sala fechada com pessoas que não são homofóbicas penso não ter interesse nenhum, a não ser para os intervenientes. Faria todo sentido se fosse num meio de comunicação social (televisão, por exemplo) ou se estivesse presente uma pessoa que pudesse fazer algo no combate aos homofóbicos.
Infelizmente não houve nenhum debate nos meios de comunicação sobre o caso Gisberta, que será lembrado no festival. Penso que esse debate fará todo o sentido, visto ter um tema concreto e recente em Portugal.

Contudo, apenas posso dizer que quanto mais me questiono mais verifico que tudo não passa de uma bola de neve que tão depressa fica mais pequena como volta a crescer. Não existe lógica neste meio fechado cada vez mais aberto.


P.S. - Os termos "bichas" e "camionistas" foram utilizados para darem expressão ao preconceito escrito neste post. Não foram por isso, de forma alguma, motivo de ofensa.