rmixme

terça-feira, setembro 12, 2006

A Conversa

Recentemente combinei com um amigo uma ida ao cinema e à última hora tudo foi alterado. O cinema ficou sem efeito e em sua substituição surgiu um jantar.
Um jantar para o qual fui convidado, por arrasto, para casa de umas pessoas que pouco conheço.
Um jantar que nem sequer consegui provar, visto não gostar. Sorte minha ter havido um convidado que também não gostava e jantei a comida alternativa.

Como seria de esperar não me senti completamente à vontade mas por um lado consegui entrar no convivio pré-jantar.

No final do jantar já só estava eu, o meu amigo e o dono da casa na conversa.
Aqui, comecei a estar muito mais à vontade e quando dei por mim, o meu amigo também já se tinha retirado. E foi então que a conversa entrou no seu êxtase.

É estranho ter conhecido uma pessoa em situações menos próprias há uns anos atrás e de repente estar frente a frente num diálogo tão enriquecedor.
A conversa foi bastante abrangente. Falámos de politica, de organizações de solidariedade, de psicologia, de moda, do mundo gay, de educação e do auto-conhecimento. Por incrível que pareça conseguimos arranjar elos de ligação em tudo.
Na maior parte dos temas estavamos em desacordo, o que tornou a conversa muito mais interessante. Adoro poder conversar horas sobre assuntos gerais em que possamos estar em desacordo. Melhor ainda é poder faze-lo com alguém, que tal como eu, não se exalta, respeita a opinião contrária tentando perceber o seu ponto de vista e não quer ser dono da verdade. Estranhamente ou não, na maior parte dos casos acabamos em acordo. Foram limadas arestas e acabamos por concordar em alguns pontos nos temas acima mencionados.

Num sábado à noite ninguém quer perder a noite a falar e como tal, vi como as outras pessoas inventavam coisas para fazer para não interromper a nossa conversa. Como achei que aquela conversa já ia longa, pois já tinham passado duas horas, achei por bem não dar continuação e deixá-lo acabar o seu ponto de vista sem continuar o meu. Afinal, já era 1 da manhã.

Obrigado a todos os que me proporcionam a conversa de horas.