rmixme

segunda-feira, julho 31, 2006

A Morte

Este é capaz de ser o único assunto que é tabu para mim.
Se puxarem o assunto terei todo o gosto em falar mas sei que é um assunto delicado para todos nós.
A morte de alguém provoca-me inevitavelmente dor ou tristeza ou pensamentos ou conflitos interiores. A possível ocorrência é também para mim causadora de reflexões.
Até hoje só me lembro de ter falado sobre este assunto com três pessoas. Mas sempre em sentidos diferentes. Não tendo sido por isso, uma conversa parecida entre ambos. Embora todas com significado para mim. Foram duas pessoas amigas e uma psicóloga que tive.
Estranhamente, ou não, a psicóloga "viu" algo em mim e puxou esse assunto dizendo por entre linhas o possível pensamento que sempre tive, através do resultado de testes psicotécnicos. Fiquei admiravelmente surpreendido pela positiva com tal situação. O que me levou a sair de lá, na altura, foi a mudança de horários dela que eram incompativeis com os meus. Posteriormente, não vi necessidade extrema de lá voltar quando tinha outro horário. Para além de que o motivo que me tinha levado lá já tinha sido resolvido.
Bem, mas voltando ao assunto...Quando morre alguém que me é próximo e de quem gosto, apesar de não me ser chegado debato-me comigo mesmo. Não sei dizer o que sinto. Parece que quero sentir algo que não sinto. Mas por outro lado senão sinto porque não paro de pensar em quem morreu, dos momentos que vivi com essa pessoa?
A morte mexe, sem dúvida conosco. É um tema que nem consigo expor neste post e daí esta confusão. Há tanto que queria escrever mas as palavras não me saiem. Acho que é mesmo um tabu para mim.
Até à pouco tempo tinha pânico da morte. Hoje, para além disso tenho medo da idade avançada de quem eu amo.
Hoje faleceu uma tia minha. Descansa em paz tia Guida.