rmixme

quarta-feira, maio 24, 2006

Tu e Eu Somos Previsiveis?

Uma das coisas que me orgulho de ter é a capacidade para avaliar o tipo de pessoas com apenas um olhar. Claro que por vezes erro mas é raro. Talvez por ter sido uma pessoa timida desde a minha infância, aprendi a observar durante muito tempo até iniciar uma conversa com alguém. Também o facto de ter conhecido e "cruzado" com muitas pessoas nos vários empregos que tive ajudou a desenvolver essa capacidade.

Claro que muitas mais pessoas têm essa capacidade, sobretudo os recursos humanos de uma empresa que têm de ter essa perspicácia na entrevista com um candidato.

Mas não deixa de ser bom também após conhecer e conviver com uma pessoa prever as suas acções perante determinada situação. É bom porque é sinal que conhecemos bem as pessoas. Mas, por outro lado, será que não nos conseguem surpreender? Quando digo isto, incluo-me também. Afinal, também eu tomo acções previsiveis para quem me conhece bem. Mas porque somos tão previsiveis?

Perante uma mesma situação mas com condicionantes diferentes, existem pessoas para as quais prevemos uma mudança radical. Mesmo elas não acreditando que isso possa acontecer. É um facto, que quem está de fora acaba por acertar. Digo isto porque já me aconteceu em ambas as situações. Mas também há aquelas pessoas que mudam radicalmente algo nas suas vidas que nós sabemos que não vai durar muito até recuarem.

Porque será que temos essa capacidade de ver aquilo que os próprios não vêem? E se temos essa capacidade porque é que nos acontece o mesmo?

O ser humano é de facto dificil de ser compreendido e ao mesmo tempo muito previsivel.

4 Comments:

  • Que fique registado que Sua Excelência ficou com péssima impressão da minha pessoa quando me conheceu... Vá lá, o mérito também está em dar o benefício da dúvida ;)

    By Blogger G., at 24 maio, 2006 19:49  

  • Tu e uma colega do secundário foram os meus maiores erros pois revelaram-se ser Grandes pessoas. Apesar de eu ter uma determinada impressão sobre uma pessoa nunca a dou como certa até a conhecer. Nunca digo nada sem factos reais, senão seria injusto. Que é algo que eu condeno.

    Kiss

    By Blogger rmixme, at 24 maio, 2006 23:09  

  • Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
    »

    By Anonymous Anónimo, at 11 junho, 2006 13:02  

  • Great site loved it alot, will come back and visit again.
    »

    By Anonymous Anónimo, at 21 julho, 2006 13:28  

Enviar um comentário

<< Home