rmixme

domingo, julho 19, 2009

Bruno

Quando ouvi falar no filme Bruno, há uns meses atrás, pensei que era o tipo de que filmes que não iria ver de certeza.
Após tanta atenção dada pelos meios de comunicação social, fui-me sentindo mais tentado a ver o filme. Até que uma crónica da Clara Ferreira Alves, me fez ir até ao cinema no passado sábado.

Após os primeiros cinco minutos do filme, perguntei-me... mas que porcaria de filme é este? Até ao fim do filme, só me lembrei de séries consideradas de comédia como "Os Malucos do Riso", "Os Trapalhões em Portugal" e o "Camilo e qualquer coisa".
Dizer que Sacha Baron Cohen é um dos melhores humoristas dos últimos tempos, leva-me a crer que os intelectuais e criticos de cinema não sabem distinguir um humorista de uma pessoa que acredita em si mesmo e tem persistência. Ouvir jornalistas credíveis dizer que desconfiam que algumas das situações do filme seriam ficcionadas, entristece-me. Todo o filme é ficcionado, qual é a dúvida? Sobretudo nas cenas com os militares... Tão maus actores que eles são...

Dizer que Sacha Cohen toca em todos clichés e preconceitos, talvez seja a única verdade. Mas e depois? É isso que faz de Bruno um bom filme?

Só houve uma vez que saí na sala de cinema. Mas este filme, conseguiu ser bem pior do que o filme que me fez sair da sala de cinema, há uns anos. Sem dúvida, o pior filme do ano. Mas pelos vistos, o melhor para a maioria.