rmixme

terça-feira, agosto 07, 2007

Brincadeiras de Criança

Lembro-me, na minha infância, de ir esperar a minha mãe, muitas vezes, aos barcos que atracam em Cacilhas (em Almada), de bicicleta. Andava cerca de uma hora às voltas num parque de estacionamneto, que ainda hoje existe.
Muitas outras crianças brincavam na rua com amigos a jogar à bola, andar de bicicleta, etc.

Hoje em dia, todos dizem que antes é que era bom porque as crianças brincavam ao ar livre e não havia perigo nenhum. Dizem também que, actualmente, as crianças só querem saber dos jogos de computador, chats, dvd´s, etc.

Acontece que, hoje, eu já vejo muitas crianças a brincar na rua, novamente e em segurança. Seja a andar de skate, de patins, de bicicleta, a jogar a bola, etc. O que é preciso é haver infra-estruturas para as crianças poderem brincarem em segurança. Porque existe muita criança que prefere brincar na rua do que estar fechado em casa a jogar computador.
Os pais devem promover as brincadeiras na rua e devem escolher os melhores sitios.
Depois compete também aos presidentes de câmara ter espaços fisicos nas cidades e vilas.
Almada, apesar da má imagem que tem, que em nada corresponde à verdade, tem inúmeras praças em betão e com espaços verdes.
Fico feliz por ver que as crianças podem novamente regressar à rua em segurança. Agora, compete aos pais e aos presidentes de câmara promoverem, de forma diferente, esses espaços que já existem, se calhar, bem perto de nós. Sigam o exemplo da cidade odiada: Almada.


Parque da Paz, Almada



Jardim Botânico, Almada