rmixme

quinta-feira, março 22, 2007

Dá que pensar...

"Contava-se antes do 25 de Abril uma anedota em que dois amigos conversavam num café. Perguntavam: Quantos são 2 mais 2? E o outro: Quatro. O primeiro de novo: E quem foi o primeiro rei de Portugal? Acho que foi D. Afonso Henriques...Põe-te a pau, pá, que a PIDE anda atrás dos intelectuais! A PIDE acabou entretanto, mas os intelectuais têm boas razões para continuarem desassossegados. Saber quantos são 2 mais 2 e quem foi o primeiro rei de Portugal (...) é ainda hoje algo capaz de suscitar mais hostilidade social do que acender um charro no meio da missa(...)
Nas universidades, os estudantes que estudam em vez de copiar nos exames são "marrões" e os poucos que lêem são "ratos de biblioteca", sendo que o problema não é serem "ratos" (ser "rato", na política, nos negócios, na vida em geral, é um elogio que se agradece com um sorriso de modéstia), o problema é serem..."de biblioteca"(...)
"Marrão", "rato de biblioteca", "filósofo", "poeta", "intelectual", "académico" são insultos que, em Portugal, nem aos árbitros de futebol se dirigem..."

in Visão, nº732, crónica de Manuel António Pina